Ainda não possui cadastro? Cadastre-se

PROMOÇÕES DA SEMANA

Fabricantes confirmam suporte para CPUs Core de 11ª geração

10/02/2021 10:31

Fabricantes confirmam suporte para CPUs Core de 11ª geração em placas H410 e B460

Novas informações confirmam que o motivo dos chipsets H410 e B460 não suportarem oficialmente os novos processadores, está mesmo relacionado a processo de fabricação de 22nm contra 14nm do H470 e Z490. Outro detalhe é que esses chipsets são baseados  em uma versão mais antiga do Intel ME (Management Engine), que tem limitações de comunicação com os processadores Rocket Lake-S.

De acordo com algumas notícias, o motivo do uso inicial do processo de 22nm nos dois chipsets mais baratos estaria relacionado a restrições de produção em volume para mais chipsets em 14nm. Alguns fabricantes também teriam contornado o problema lançando versões novas das placas-mãe, dessa vez já com os chipsets fabricados no novo processo de 14nm, dessa forma conseguem adicionar o suporte aos processadores Rocket Lake-S.

Apesar da Intel confirmar que placas-mãe com chipset B460 e H410 não teriam suporte para os novos processadores Core de 11ª geração, as fabricantes foram rápidas e informaram que alguns modelos de placas com esses chipsets terão suporte aos processadores Rocket Lake, CPUs que irão chegar ao mercado nas próximas semanas.
Esse tipo de situação não é uma novidade, e muito menos exclusividade de placas-mãe da Intel.

A AMD também já entrou em conflito com fabricantes, criando restrições que na prática as fabricantes adicionaram suporte por conta própria, através de novas versões de BIOS.

Placas-mãe com chipset H470 e Z490 já receberam a confirmação do suporte da Intel para os processadores Core de 11ª geração, alguns fabricantes até indicavam o suporte a PCI-Express 4.0, como com a Gigabyte Z490 AORUS Xtreme, confirmando que os novos processadores trariam essa tecnologia, o que de fato aconteceu.

Segundo suporte da MSI, a empresa confirma a compatibilidade através de atualização de BIOS, com os modelos Z490 sendo os primeiros a receber a atualização.

Fonte: Adrenaline



NOTÍCIAS